Notícias e novidades

Projeto de Pesquisa da Casa Escola vira livro

Os projetos de pesquisa do IECE conseguem, muitas vezes, gerar efeitos para além dos portões da escola. É o caso do livro “O cérebro na berlinda: crianças perguntam e neurocientistas respondem”, que será lançado nesta sexta-feira (15/06), às 16h, na Cooperativa Cultural Universitária. Na ocasião, os participantes poderão participar de um bate-papo com neurocientistas que atuam no Rio Grande do Norte e algumas das crianças que participaram do projeto de pesquisa na Casa Escola.

Convite de lançamento do livro na sexta-feira (15/06)
Convite do evento desta sexta-feira (15/06)

Segundo Izabel Hazin, doutora em psicologia cognitiva e professora da UFRN, a ideia de organizar o livro surgiu a partir das curiosidades dos estudantes que fizeram parte de uma pesquisa sobre o corpo humano. “Quando a turma de uma das minhas filhas estava estudando sobre o corpo, fui convidada para falar sobre o cérebro. Foram tantos os questionamentos das crianças que os levei para diversos neurocientistas de todo o Brasil”, comenta. Com o grande volume de informações, Hazin decidiu, junto com a autora Laura Aragão, reunir as perguntas e as respostas no livro a ser lançado nesta sexta-feira.

Sobre os Projetos de Pesquisa

Os projetos de Pesquisa no IECE são escolhidos pelos próprios alunos e norteiam a rotina da escola, integrando o conteúdo de diversas áreas do conhecimento. Parte-se do pressuposto que o aluno tem perguntas a fazer e também tem saberes. A partir dessa estratégia, o professor torna-se um facilitador do conteúdo, auxiliando o estudante em suas descobertas.


Serviço

Lançamento do livro: “O cérebro na berlinda: crianças perguntam e neurocientistas respondem”

Data: 15/06, às 16h

Local: Cooperativa Cultural Universitária (Centro de Convivência Djalma Maranhão, Campus da UFRN)

Comentários:

Notícias Recentes

Educação além dos muros – solidariedade, empatia e compromisso social

Na Casa Escola, aprendemos diariamente que a educação vai além das salas de aula. Educação envolve compreender e agir diante das diversas realidades sociais que...

Vivência prática, autonomia e participação: os pilares do nosso F2

A essência do trabalho no Ensino Fundamental 2 – carinhosamente chamado de F2 – aqui na Casa Escola vai além dos conhecimentos acadêmicos. Aqui o...

Carnavalizar o saber: alunos estudam as influências populares da folia

“Professora, agora eu tenho orgulho de ser soteropolitana.” – O depoimento de Ayla (5º ano vespertino), após descobrir o Olodum e se encantar com a...

“Eu sou, porque tu és”: perspectivas da Casa Escola para 2024

A Casa Escola inicia mais um ano letivo, repleto de desafios, expectativas e, acima de tudo, fiel ao seu modo de fazer escola. Com projetos...

Destaque no Enem: Entrevista com Gabriel Wayland, ex-aluno Casa Escola

Escrever sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” é uma tarefa que exige repertório social...

Semana Multicultural apresenta novo olhar sobre o ensino da Língua Inglesa

Reconhecer e valorizar as diferentes origens, tradições, línguas, costumes e perspectivas. Esse é o objetivo da Semana Multicultural, realizada entres os dias 23 e 27...

Temas

Oficinas

Projetos

Aula passeio

Artigos

Eventos

No Youtube

Na Imprensa

Fique Atento

Enviar Mensagem
Fale no WhatsApp
Olá 👋 Podemos te ajudar?